Escovas Progressivas – Liso quase natural

by

Meu cabelo: ainda liso, mesmo depois de três meses!

Há algum tempo cheguei a uma conclusão que mudou minha vida. Aliás, uma não, duas: ter cabelo cacheado é uma arte… E eu não sou nenhuma artista! Eu adoro esse tipo de cabelo, acho lindo, mas o meu é fino demais para formar belos cachos.

Foi quando surgiu em minha vida a escova progressiva. Logo que esse recurso apareceu em 2005, com o nome de “chapinha japonesa”, eu fui correndo experimentar. Na primeira vez foi maravilhoso, era só passar o secador (sem aquela chata da escova), ou até mesmo deixar secar sozinho. Mas o processo em si era muito agressivo, com olhos lagrimejantes e uma fumaceira no salão. Todo mundo conhece o alto teor de formol dessas escovas. Fiz mais duas vezes e desencanei, ficando com o alisamento comum e diário mesmo.

Nesse meio tempo surgiram as polêmicas na mídia, e as novas técnicas: de açúcar, chocolate, milho, inteligente… E eu nem quis mais saber! Mas esse ano, resolvi dar mais uma chance a uma delas: a Marroquina. Que, na verdade, é “made in Brazil”, claro. Dizem que ela não tem formol ou amônia, mas meus olhos arderam um pouco durante o processo, só que beeem menos do que no primeiro tipo. De qualquer forma, foi super rápido, um pouco mais de meia hora e estava pronta.

E o resultado foi mil vezes melhor do que o esperado. Nunca fiquei com meu cabelo tão sedoso ou macio! E nem precisei ficar aqueles nojentos três dias sem lavar e mexer!

Infelizmente, um dos segredos da manutenção é diminuir a lavagem! E aderir aos shampoos sem sal. Mas cuidado na hora de escolher! Da primeira vez comprei um de uma marca japonesa (encontrei no Ikesaki), e achei ele totalmente “sem sal”, com o perdão do trocadilho. Não deixava um perfume marcante e ainda não fazia espuma (e vocês sabem como ela dá aquela sensação de limpeza totalmente psicológica, né?). Agora, estou usando o Niely Gold Chocolate, e estou gostando bastante, o cheiro é delicioso e ele ajuda no alisamento, mas qualquer outro da linha Gold serve. Existem outras marcas, claro. Se alguém conhecer mais alguma, só falar!

É importante saber que o efeito vai caindo conforme o número de lavagens. Infelizmente eu não consegui diminuir as minhas, mas meu cabelo ainda está liso e forte. Já fiz há três meses (dia 25 de fevereiro), e no começo nem precisava de secador para atingir o efeito desejado. Depois comecei a ter que secar usando as mãos apenas, e agora dou uma passada de escova redonda junto com o secador, mas nada muito trabalhoso. E o efeito fica bom! Tirei a foto hoje mesmo, de prova.

Claro que outros fatores influenciam também na duração, como a espessura do fio e o quanto o cabelo é mesmo crespo. Mas tomando os cuidados certinhos, fica ótimo. Eu pelo menos achei menos trabalhoso que meus cachos naturais.

Tags: , , , , , , , , , ,

Deixe um comentário