Stereomood – Tocando suas Emoções

by

Um dia eu ouvi que o shuffle é a metáfora da linguagem e da comunicação dos dias de hoje. Sendo ou não, só sei que adoro esse recurso. E tem dias que o modo “aleatório” parece que está no mesmo humor que a gente, não? Ou nem sempre? Se suas músicas não andam batendo com seu estado de espírito, eu encontrei uma solução.

Um amigo me recomendou o Stereomood, que agora indico para vocês também. É um site, todo em inglês, com diversas playlists relacionadas a diferentes tipos de humores, desde “happy” (feliz) a “feel like crying” (com vontade de chorar), passando até por “untroubled” (sem problemas). Há também listas para ações e momentos, como “working” (trabalhando) ou “it’s raining” (está chovendo).

Os estados de espírito estão dispostos em uma nuvem de tags. Quanto mais músicas relacionadas a aquela palavra, maior e mais clara ela aparece. O que é ruim, porque tira de evidência de listas menores, que também valem a pena… A mais “vazia” tem 154 músicas, o que é um número razoável. (Desconsiderei uma que só tem 16 títulos, que é a única exceção).

Além de poder simplesmente entrar na página e ouvir as listas gratuitamente, dá para se cadastrar e criar suas próprias playlists, inspirando-se ou não no que você ouviu nas originais. Você também pode integrá-lo a suas redes sociais, como o facebook, twitter, myspace… Tendo um perfil, dá para ver o que as pessoas mais escutam. O problema é que o site acaba cismando com algumas músicas e fica repetindo elas para você em qualquer humor que você escolha. Por isso eu prefiro ouvir “deslogada”.

Mas o que eu acho mais legal no site é a possibilidade de conhecer novas músicas. Você encontra desde cantores mais famoso, como Lily Allen e John Mayer, a covers e grupos desconhecidos. É uma pena que a maioria das músicas seja em inglês. Por enquanto só achei um brasileiro (ou talvez português), Antonio Adolfo, mas ele não canta, só toca. A possível explicação para isso é que a ideia foi desenvolvida por quatro arquitetos italianos, e acho que priorizaram o inglês para não se limitarem a seu próprio país.

Mesmo assim, dá para fazer boas descobertas! Eu gosto de ouvir as listas com um programa de baixar músicas aberto, assim já adiciono algumas a meu arquivo pessoal. O que é uma boa dica! Isso, claro se você estiver no humor de conhecer músicas novas…

Tags: , , , ,

Deixe um comentário